sexta-feira, 17 de abril de 2015

O primeiro táxi (1896):
               



                 
O primeiro táxi surgiu em 1896
Dez anos depois da patente do primeiro automóvel, registada por Gottlieb Daimler  em 29 de Janeiro de 1886, surgiu em Estugarda (Alemanha) o primeiro táxi animado por motor. 
            

                 Ao longo da primeira década da história do automóvel, o motor monocilindrico de 1.1 hp do modelo de Gottlieb Daimler evoluiu de um para dois cilindros, e a sua potência chegou aos 8 hp, sendo capaz de atingir os 24 km/h.
 No dia 28 de Junho de 1896 (há 110 anos), Friedrich August Greiner, um industrial de táxis/carruagens puxados por cavalos de Estugarda, encomendou uma carruagem Victoria equipada com motor, para operar como táxi. O modelo, que incluía um taxímetro, foi entregue em Maio de 1897, tendo sido o primeiro veículo automóvel a funcionar como transporte público.

 O modelo, com pneus de borracha, podia ser equipado com uma capota de lona e, nos dias mais frios, os lugares traseiros podiam ser aquecidos, enquanto que, no Verão, a capota e os vidros eram removidos.
 O primeiro táxi motorizado cumpria diariamente 70 km nas suas voltas pela cidade, muito mais do que uma carruagem puxada por cavalos podia fazer. É certo que no início, os clientes de August Greiner tiveram algum receio da “velocidade estonteante”, mas a aventura era grande e o operador de táxis teve grandes lucros. Até 1899, encomendou sete unidades deste veículo que recordamos como o antepassado dos táxis em geral e muito em particular dos Mercedes que hoje estão associados em grande parte do mundo a este serviço de transporte.

Da revista"Automotor"

Nenhum comentário:

Postar um comentário