O primeiro táxi (1896):
O primeiro táxi surgiu em 1896
Dez anos depois da patente do primeiro automóvel, registada
por Gottlieb Daimler em 29 de Janeiro de
1886, surgiu em Estugarda (Alemanha) o primeiro táxi animado por motor.
Ao
longo da primeira década da história do automóvel, o motor monocilindrico de
1.1 hp do modelo de Gottlieb Daimler evoluiu de um para dois cilindros, e a sua
potência chegou aos 8 hp, sendo capaz de atingir os 24 km/h.
No dia 28 de Junho de 1896 (há 110 anos), Friedrich August
Greiner, um industrial de táxis/carruagens puxados por cavalos de Estugarda,
encomendou uma carruagem Victoria equipada com motor, para operar como táxi. O
modelo, que incluía um taxímetro, foi entregue em Maio de 1897, tendo sido o
primeiro veículo automóvel a funcionar como transporte público.
O modelo, com pneus de borracha, podia ser equipado com uma
capota de lona e, nos dias mais frios, os lugares traseiros podiam ser
aquecidos, enquanto que, no Verão, a capota e os vidros eram removidos.
O primeiro táxi motorizado cumpria diariamente 70 km nas
suas voltas pela cidade, muito mais do que uma carruagem puxada por cavalos
podia fazer. É certo que no início, os clientes de August Greiner tiveram algum
receio da “velocidade estonteante”, mas a aventura era grande e o operador de
táxis teve grandes lucros. Até 1899, encomendou sete unidades deste veículo que
recordamos como o antepassado dos táxis em geral e muito em particular dos
Mercedes que hoje estão associados em grande parte do mundo a este serviço de
transporte.
Da revista"Automotor"
Nenhum comentário:
Postar um comentário