Uber muda de
estratégia, exigindo licenças de táxi para motoristas
A empresa
tenta resolver os seus problemas legais na Holanda, agindo como uma empresa de
táxis regulamentada.
A Uber vai
exigir aos condutores holandeses do seu serviço UberPop terem uma licença de
táxi. No entanto, isso não será suficiente para atenuar os seus problemas
legais no país.
Um
tribunal holandês no ano passado declarou o serviço ilegal, proibindo-o porque
ele concorre com serviços de táxi regulamentados. Apesar das multas totalizarem
100 mil euros, a Uber continuou a desrespeitar a proibição, operando o UberPop
com motoristas sem licença.
Nesta
quarta-feira, a empresa decidiu “acomodar” as autoridades holandesas, exigindo
aos motoristas do UberPop uma licença de táxi adequada. “Com este passo, a Uber
espera responder às preocupações do governo em relação à segurança,
confiabilidade e qualidade dos UberPop”, disse a empresa num comunicado em
holandês.
A
Uber vai ajudar os motoristas UberPop actuais e futuros a obterem as licenças
necessárias, bem como atestados médicos. Ao fazer isso, a empresa disse que
esperava encontrar a ambição partilhada da empresa, do governo e dos viajantes:
mais escolha, mais concorrência, mais qualidade e preços mais baixos.
No
entanto, isto não é suficiente, disse uma porta-voz da Inspecção para o Meio
Ambiente Humano e Transportes holandesa, a autoridade que continua a investigar
o UberPop.
Para
serem legais, os carros também precisam de se submeter a uma inspecção e
estarem equipados com dispositivos especiais, incluindo um taxímetro, disse.
“Eles têm de cumprir as mesmas regras que os serviços normais de táxi”.
Enquanto
a Uber está a tentar legalizar-se na Holanda, exigindo estas licenças para os
motoristas, a empresa tem rumos diferentes, após o UberPop ter sido proibido em
França, Espanha, Bélgica, Alemanha e Portugal. Neste último caso, a empresa diz
operar “exclusivamente com parceiros licenciados de acordo com a legislação em
vigor”.
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