quarta-feira, 22 de abril de 2015

Lisboa acidente faz três feridos graves.
Táxi capotou após embate, ferindo os quatro ocupantes.

Um violento acidente entre dois carros e um motociclo provocou três feridos graves e um ligeiro no centro de Lisboa, ao final da tarde desta quarta-feira. Segundo testemunhas no local, uma viatura de passageiros passou um sinal vermelho no cruzamento entre a Avenida Estados Unidos da América e a Avenida Gago Coutinho, colidindo com um táxi que acabou por capotar com a violência do embate.
O condutor que terá provocado o acidente fugiu do local e os quatro ocupantes do transporte público ficaram feridos, três deles em estado grave. O motociclo acabou também por estar envolvido no acidente, mas os dois ocupantes não sofreram quaisquer ferimentos. "Quando chegámos ao local, tivemos de desencarcerar as quatro vítimas deste acidente, que estavam todas dentro da viatura que capotou" disse ao CM o subchefe Aleixo, do Regimento de Bombeiros Sapadores de Lisboa, referindo ainda que "o condutor do táxi sofreu ferimentos ligeiros e os três passageiros ficaram com ferimentos graves" após este acidente". O subchefe Aleixo disse que todos os feridos "foram transportados para o Hospital de São José" e explicou que as autoridades não sabem "o paradeiro do condutor do outro carro". No local estiveram 18 operacionais dos bombeiros, apoiados por quatro viaturas. A Polícia de Segurança Pública está à procura do condutor do 'Renault Clio' vermelho que terá provocado este acidente. O Núcleo de Investigação de Acidentes da PSP está a investigar o sinistro. 
Correio da manhã

BICICLETA BRITÂNICA CONSIDERADA A MAIS SEGURA DE SEMPRE

Atualmente, cada vez mais são aqueles que preferem a bicicleta para se movimentar na cidade; os ciclistas são até obrigados a respeitar o Código da Estrada, e as ciclovias surgiram um pouco por todo o lado. Para evitar acidentes, o britânico Crispin Sinclair criou a Babel Bike, uma bicicleta que está a ser chamada de a "mais segura de sempre".




A Babel Bike foi produzida a pensar nos ciclistas e inclui uma proteção para eventuais choques com automóveis. O assento está revestido por uma superfície de espuma para dar mais conforto, mesmo nas colisões. Tem também uma buzina, cinto de segurança, espelhos retrovisores, proteções para os pés e sinalização luminosa, incluindo luzes de travões e de mudança de direção.Clica aqui para leres o resto



Projeto de lei esquenta polêmica sobre circulação de táxis no Recife

Taxistas de outras cidades reclamam direito de voltar com passageiros.

Normatização foi discutida em audiência pública na Câmara dos Vereadores.

Foi apresentado, nesta quarta-feira (22), um projeto de lei que atualiza as normas para a circulação de táxis no Recife de outras cidades da Região Metropolitana. A norma, que prevê um contrato entre taxista e passageiro, entre outros pontos, foi mostrado durante audiência pública na Câmara dos Vereadores do Recife. Na ocasião, foi debatida a situação dos táxis de outras cidades que trazem passageiros para a capital pernambucana e querem voltar para a cidade de origem também com passageiro.
O Projeto de Lei 50/2015 prevê que os taxistas de outras cidades só possam entrar com clientes no Recife se assinarem um contrato prévio, que seria um formulário padrão onde constaria origem e destino, com nome e identificação do cliente e do taxista. O texto sugere ainda a utilização de um aplicativo, que ainda precisa ser desenvolvido, onde o motorista dá entrada através de GPS informando de onde saiu e qual seu destino, também identificando o cliente. Isso seria firmado através de um convênio entre as cidades.

Taxis turísticos e taxi da sorte de Kyoto - "Vidasemvoltas"




Uber cede á pressão na Alemanha e cobra tarifas semelhantes á dos táxis.

A Uber cedeu perante a justiça Alemã e vai alterar os termos e condições do serviço Uberpop que permite que qualquer condutor, funcione como motorista privado. Mas, mais importante, este pode ser um precedente na Europa Clique aqui para continuar a leitura




TÁXIS NO AEROPORTO DE BARAJAS - MADRID

Depois de muitos protestos e pedidos para aumentar o valor do serviço mínimo no Aeroporto de Barajas em Madrid, desde 7 de Janeiro, Leia aqui a noticia que há um preço fixo para o serviço de táxi até ao centro da cidade. A distância é aproximadamente 21 kms e o preço agora tabelado é de 30€, se fizermos a comparação para os preços praticados em Lisboa, por exemplo um serviço de 21 kms equivale a uma distância do Aeroporto da Portela até Rio de Mouro e o preço do táxi em Lisboa para este trajeto é +/- de 23€, chegamos á conclusão que os nossos preços de táxi em Lisboa são mais caros do que em em Madrid. Mas, estou de acordo que também nós tenhamos uma tarifa mínima para o centro da cidade, mas tenho grandes dúvidas quanto ao valor, se o mínimo fôr colocado por exemplo em 15 €, para quem está tanto tempo parado á espera na praça de táxis do Aeroporto, continua a ser insuficiente e continuamos a ter o velho "problema", suponho que para todos ficarem contentes seria um serviço mínimo de 25€, mas aí, acabava um problema e começava outro, é que toda a gente queria ir para a praça de táxis do Aeroporto. Suponho que este é um dos maiores entraves para que seja tabelado um serviço mínimo na Portela.
Jorge Silva





PROCESSO Uber acusada nos estados unidos de descriminar invisuais



A Uber tem 14 dias para se defender de um processo que lhe foi movido por uma associação de defesa dos direitos de deficientes norte-americana. O processo que chegou a um tribunal do estado da Califórnia, recebeu o aval do juiz Nathenael Cousins.
Em causa está a obrigação da Uber sendo um serviço de transportes de não descriminar pessoas com deficiências, uma regra consagrada no Americans With Disabilities Act. como dá conta a agência Reuters. Até esta segunda feira a Uber ainda não tinha respondido ás questões da Reuters. Já Aaron Zisser um dos advogados que preparou o processo que deu entrada em tribunal, adiantou que os queixosos estão satisfeitos com a decisão.
A Uber "é um serviço muito popular e é importante  que os utilizadores com animais de serviço (como os cães guias) possam beneficiar do serviço como todas as outras pessoas", acrescentou.

In "Noticias ao minuto"


A FIAT CRIA WI-FI ATIVADO PELO CINTO DE SEGURANÇA EM TÁXIS

Hoje a imprensa acordou com a notícia de que a Fiat irá lançar uma ação, durante esta semana, que permite detetar quando o cinto de segurança do banco traseiro dos táxis não é utilizado corretamente. Segundo o Adnews Brasil, a marca pretende reforçar a sua estratégia de promoção do trânsito mais seguro e consciente através de uma iniciativa teste, em São Paulo, no Brasil, intitulada “Wi-Fi Salva Vidas”. A iniciativa, resultado de uma parceria com a Leo Burnett Tailor Made, a Isobar e a rede Use Taxi, consiste na instalação de dispositivos Wi-Fi em alguns carros da frota, que virão com um sensor que deteta quando os cintos de segurança no banco de trás não estão presos.
Depois da mudança de visual, a aplicação WhatsApp diz ter atingido a marca dos 800 milhões de utilizadores mensalmente ativos em todo o mundo. Quem o diz é o Huffington Post que refere que Jan Koum, diretor executivo e co fundador da marca escreveu na sua página pessoal do Facebook que “é preciso destacar que há uma diferença entre número de pessoas registadas num serviço web e o número de pessoas que realmente o utiliza”. Mark Zuckerberg, diretor executivo e co fundador do Facebook, que comprou o WhatsApp num acordo de 22 mil milhões de dólares (cerca de 20 mil milhões de euros), no ano passado, afirmou que espera que a empresa seja um contribuinte importante para o negócio da rede social.
O Spotify acaba de lançar a Targeting Playlist, uma solução que permite às marcas utilizarem esses dados para atingir o público alvo, noticia o Advertising Age. A aplicação já permitia escolher listas de música por atividade ou “mood”, agora a nova lista faz parte de um conjunto de capacidades do “Spotify Audience Targeting”, funcionalidade que permite às marcas a criação de campanhas com precisão de público-alvo,  através da segmentação . Para Jeff Levick, diretor executivo do Spotify, “estas soluções de segmentação com base em ricas percepções comportamentais combinadas somadas à nossa presença global em 58 mercados dá às marcas uma forma sem precedentes para alcançar os consumidores de streaming”.

A Associação de Hotelaria de Portugal (AHP) diz estar preocupada com a greve na TAP. O Público noticia que a AHP já reportou diversos cancelamentos de estadias em Lisboa e no Porto, referindo mesmo que o impacto da paralisação irá para além dos dez dias definidos pelo sindicato dos pilotos, afetando 325 mil hóspedes. Henrique Veiga, presidente da AHP, diz que os “hóspedes estrangeiros que deverão deixar de voar pela companhia portuguesa devido à paralisação irão opar por destinos correntes. Falamos de um milhão de dormidas e 300 milhões de euros de receitas por via da exportação”, afirma acrescentando que os impactos se prolongam durante 20 dias, afetando ligações antes e após o período de greve.





OITO MORTOS EM SEDE DE CLAQUE

Dois homens armados dispararam a matar


Um ataque à sede de uma claque do Corinthians em São Paulo custou a vida a oito pessoas na noite de sábado. Segundo a polícia, sete das vítimas foram baleadas na cabeça e morreram no local. A oitava vítima conseguiu fugir e veio a morrer no hospital. Testemunhas afirmam que dois homens armados invadiram a sede do Pavilhão Nove, junto à marginal Tietê, pelas 23h00. Os assassinos mandaram todas as pessoas deitar-se no chão e abriram fogo, baleando sete homens na cabeça. Uma das vítimas conseguiu sair do local e acabou por desmaiar numa bomba de gasolina, de onde foi levada para o Hospital das Clínicas, onde veio a morrer dos ferimentos. As mortes aconteceram em véspera do clássico entre o Corinthians e o Palmeiras, uma das semifinais do campeonato paulista de 2015. Os dados iniciais da investigação excluem, contudo, a possibilidade de a rivalidade entre as claques dos dois clubes estar na origem do crime. Uma das vítimas é Fabio Neves Domingos, detido por 100 dias, em 2013, na Bolívia, após a morte de uma criança atingida por um very-light no jogo Corinthians-San Jose, a contar para a Taça Libertadores da América. A claque Pavilhão Nove foi fundada em 1990, no âmbito de trabalho social na cadeia de Carandiru. 

Noticia do Correio da Manhã





AS AUTO-ESTRADAS PESAM MAIS NO INTERIOR



As autoestradas do interior foram as que mais renderam em portagens nos primeiros três meses do ano. As duas ex-Scut das Beiras (A23 e A25) e a do Interior Norte (A24) geraram receitas de 26,2 milhões de euros de janeiro a março.

                                          Só em 3 meses a A25 gerou 11,5 milhões de Euros             José Mota/Global Noticias

Ao todo, a Estradas de Portugal (EP) ganhou 76,3 milhões de euros em portagens neste período, sendo que as ex-Scut foram responsáveis por 70% deste valor. Ou seja, as vias do Interior são responsáveis por quase um terço da receita.


As duas vias mais rentáveis foram a A25 (Aveiro/Vilar Formoso) e a A23 (Torres Novas/Guarda), com receitas de 11,5 e 10,5 milhões de euros, respetivamente. Além do número de veículos, também o tipo de tráfego terá sido decisivo para esta elevada rentabilidade.

Notícia publicada no J.Notícias




HÁ 24 PORTUGUESES ENTRE OS 24 CRIMINOSOS MAIS PROCURADOS DO MUNDO


Há quase um mês que o Ministério Público emitiu mandados de detenção internacionais contra seis jihadistas do Estado Islâmico com nacionalidade portuguesa. Mas na lista dos mais procurados da Interpol – onde estão 24 nomes lusos – não consta nenhum dos terroristas que estarão a combater na Síria. Na página da internet da organização policial, que reúne as autoridades de 190 países, constam nomes como Duarte Lima – sem foto e atualmente a viver na sua casa de sempre em Lisboa – ou Telma Garcia, a médica portuguesa já presa no Brasil, para onde fugiu depois de tentar matar o marido na Suíça. Mas em lado nenhum constam os nomes e os rostos dos irmãos Edgar e Celso Rodrigues da Costa, Nero Saraiva, Fábio Poças, Sandro Monteiro ou Sadjo Turé (nascido na Guiné-Bissau, mas que cresceu em Massamá). No entanto, sabe o CM, a ausência destes nomes na lista dos mais procurados não implica um desconhecimento dos mandados por parte da Interpol. Tal como o CM noticiou, os mandados de detenção são automaticamente inseridos na base de dados da Interpol e do sistema Schengen, pelo que se os portugueses forem identificados e localizados poderão ser detidos e extraditados para Portugal. 

 Noticia do Correio da Manhã



ESTE SMART ESTAVA A ESTORVAR, VEJA ENTÃO O QUE ESTES CINCO FAZEM AO CARRO





Colisão faz um morto e dois feridos graves:



Uma colisão entre três veículos ligeiros ao quilómetro 67 na Estrada Nacional 125, na Guia, concelho de Albufeira, causou, este domingo, um morto e dois feridos graves, disse à Lusa fonte do Comando Distrital de Operações de Socorro (CDOS)de Faro. O alerta foi dado às autoridades pelas 15h34 tendo sido enviados para o local 17 veículos e 37 operacionais entre bombeiros de Albufeira e Messines, INEM, Brigada de Trânsito de Albufeira da GNR e a empresa Rotas do Algarve que gere a EN 125. Fonte do comando territorial da GNR de Faro confirmou apenas a colisão frontal entre dois veículos junto ao Algarve Shopping, na zona de Vale Verde, freguesia da Guia. A vítima mortal, tinha 48 anos e é do sexo masculino. Os feridos graves foram encaminhados para o Hospital de Faro, adiantou o CDOS de Faro. O trânsito esteve condicionado durante algum tempo, adiantou a mesma fonte da GNR

Correio da Manhã




As cores dos táxis

Há pequenas coisas que denotam a deterioração da autoridade do Estado.
Há uns anos, os táxis deixaram de ter as tradicionais cores verde-e-preto para passarem a uma cor amarela, tipo areia. À época, recordo-me de ter ouvido sólidos argumentos em favor da opção por essa nova cor. Agora, de há uns meses a esta parte, verifico que os táxis regressaram ao verde-e-preto. Imagino que haja outras luminárias a avançar especiosas razões favoráveis ao regresso a essas cores originais, seguramente contradizendo em absoluto as anteriores.
A minha questão é, porém, outra. Enquanto, na anterior versão verde-e-preto as cores eram únicas, agora o verde usado nos táxis parece ter sido deixado "à vontade do freguês". Hoje, durante alguns minutos no aeroporto, dei-me conta de, pelo menos, seis tons de verde utilizado. Alguns deles são, de forma propositada, tão escuros que quase se aproximam da cor preta. Outros vão desde evidentes espécies de azul ao verde claro "saloio", passando verde "elegante" (do Sporting, claro).

A minha pergunta é simples: é normal esta variedade ou trata-se de uma padronização falhada? Ou será que o Estado tem medo aos taxistas? Ou isto já é produto da doutrina liberal "in the making"?

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